Gestão Lean como ferramenta estratégica na pequena e média indústria

Saiba como a utilização da Gestão Lean pode gerar diferenciação competitiva na pequena e média indústria.

Muitos gestores de empresas de pequeno e médio porte não questionam os custos de produção, os custos do desperdício (ex.: sucata, parada de máquinas, retrabalho, ineficiência) e o custo do estoque parado.

No dia a dia, esses mesmos gestores infelizmente se preocupam apenas em apagar o incêndio, sobreviver e reduzir aquilo que é visível aos olhos, como por exemplo: cortar o cafezinho, substituir a matéria prima por outra mais barata e de menor qualidade, e assim por diante.

Estamos em uma nova fase, muitos conceitos novos, novas formas de produzir, de pensar, novas necessidades e novas carreiras. Não temos como frear a evolução (exemplos: Airbnb, Whatsapp, Uber, Banco online, moeda digital.) e o mesmo acontece com as empresas.

A evolução da produção ocorre desde os meados do século 18. A Primeira Revolução Industrial veio com o surgimento da mecanização, a Segunda Revolução Industrial veio com o Ford e o método de produção em massa, a Terceira Revolução Industrial veio com o desenvolvimento da eletrônica e Informática e agora estamos na Quarta Revolução Industrial com a automatização dos sistemas.

Assim como dito anteriormente, para as empresas (principalmente de pequeno e médio porte) sobreviverem a essa nova fase da Revolução Industrial, elas deverão migrar e se adaptar para seguirem a evolução, caso contrário serão engolidas e deixadas para trás.

Devemos ter em mente que, antes das empresas se adaptarem e evoluírem, os gestores devem primeiro melhorar seus processos, deixando-os enxuto – Lean. Engana-se quem pensa que a 4ª Revolução Industrial (ou Indústria 4.0) é apenas automatizar o seu processo, pois ao automatizar um processo que está com baixa eficiência, as empresas terão apenas uma automatização de baixa eficiência.

A Gestão Lean ou Gestão Enxuta é definida como sendo a busca e redução dos desperdícios.

Um conceito que já é conhecido e bem difundido nas empresas. Porém, como citado no início do artigo, os gestores se preocupam apenas em apagar o incêndio do dia a dia, e com isso falta um método e um planejamento para aplicar o conceito. Fazendo com que o problema seja resolvido sem fundamento, sem manutenção adequada, sem padronização da resolução, se tornando difícil sustentar o resultado e logo o mesmo problema surge novamente.

7 passos para utilização da Gestão Lean na pequena e média indústria:

  1. Diagnóstico;
  2. Detectar onde os problemas estão;
  3. Priorizá-los baseado no desdobramento de custos (Pareto: aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas)
  4. Analisá-los e escolher os métodos e ferramentas corretos, para resolução do problema e mudança de cultura da equipe;
  5. Mensurar seus custos para serem resolvidos;
  6. Implementar as soluções com rigor;
  7. Avaliar os resultados alcançados de acordo com os objetivos definidos inicialmente.

O gestor precisa pensar diferente e ser criativo, conciliando as novas metodologias de melhorias de processos e pessoas. Adaptar-se é preciso, porém não é algo tão simples assim. Somente um bom planejamento, conhecimento e o foco nas soluções (que devem ser customizadas) fará com que as empresas continuem sendo competitivas.

Conte conosco para estar no mercado em 2018. Entre em contato que nossos consultores agendarão uma visita.

 

Conte comigo!

Engª Amanda Ferreira Longo.

 

Comentários 0

Deixe uma resposta